Em 2024, a Prefeitura de Taió assinou um termo de cooperação com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para aderir ao Programa Penso, Logo Destino, que tem por objetivo de envolver a população para o descarte correto dos resíduos sólidos além de conscientizar a sociedade da importância da coleta seletiva, da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado.

O programa, criado em dezembro de 2019, é executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos.

A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e que menos produz resíduo.

A população poderá deixar todos os resíduos listados diretamente na Secretaria de Agricultura. Os CEI’S, escolas e postos de saúde farão a coleta de pilhas e baterias. E posteriormente, serão descartados corretamente.

É fundamental que a população esteja engajada em práticas que visem a redução da produção de resíduos e a destinação adequada dos mesmos. Ações como essa podem contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e consciente.